sexta-feira, 2 de março de 2007

Dádivas Secretas

Estamos tão habituados a achar-nos pequenos que não acreditamos existirem lugares por explorar.
Talvez não existam já lugares não pisados, o que cria a ilusão de que tudo está visto. É aqui que aparecem os secret spots, nascidos de passeios ingénuos à beira mar e que em dias com aquele vento particular, aquele swell específico vindo daquele ponto cardeal, nos fazem reparar naquela onda que rebenta naquela enseada, ou língua de areia onde quase ninguém vai, ladeada de rochas… e a protegê-la, uma falésia. Nestes lugares debruçamo-nos à procura de um carreiro que nos deixe descer, talvez já feito por um pescador solitário e regular que nem parece existir, mas de tempos a tempos lá vai lançar a cana, pois é ali “que o peixe aparece grande nas noites de lua cheia…”.
Por acaso nesse dia a prancha está no carro… já descobri por onde descer!... Atraído de terra para o mar, a perfeição da curva que o debruçar da onda provoca e a extensão da parede que se prolonga pela enseada, fazem-nos quase prever o prazer que nos espera.
Estes são segredos que dificilmente são revelados a ponto de poderem existir ocasional e/ou “acidentalmente”, um ou outro, mais, que no dia certo, no lugar certo, os descubra.

10 comentários:

dulcineia disse...

como é óbvio não sei que sítio é esse que falas, mas ao ler o post, imaginei-o e tenho-o para mim, neste momento descobri um spot secreto que mais ninguém conhece, tenho a prancha no meu carro e desço serena e ansiosamente até chegar aquela língua de areia que mencionas...

o meu "sonho" morre aqui, não sei o que significa apanhar uma onda :-)

Su disse...

Cá para mim que ninguem me ouve, acho é que nos achamos grandes demais, achamos que já vimos tudo, mas só olhamos, pouco vimos de verdade, de forma sentida como tu vês esse secret spot, essa liberdade, esse ritmo, esses segredos por descobrir.
Boas ondas!

Eva Luna disse...

seu gd maluco!!!!!
BOA!!!!

Samuel disse...

São muitas condições que se juntam no mesmo momento e nos fazem "descobrir" as coisas. Por vezes passamos vezes sem conta, pelos mesmos lugares mas só reparamos em certos pormenores naquele dia em que recebemos aquele sorriso, aquele beijo da boca das nossas crianças e o bom dia que verdadeiramente sempre quisemos ouvir. Por vezes tudo pertence a uma total libertação de espírito que acontece com tanta frequência quanto a de um solstício ou um equinócio, talvez, mas acontece. Uns dizem que somos doidos e que não vemos outra coisa à frente, outros nem tentam perceber, outros aproveitam-se e tentam descobrir os nossos “segredos”… mas este secret spot é qualquer um, representa o que se sente, o que acontece e pode perfeitamente ser igual ao que conseguimos imaginar. Por vezes imaginamos as coisas de tal maneira que acontece um dia chegarmos a tal ponto… “pensava que apenas existia na minha cabeça”… E muitas vezes são esses tais lugares que sempre conhecemos mas em dias especiais, aparecem dessa foram “só” para nós.

Samuel disse...

Cada onda é diferente, tem a sua maneira de nos "levar", por vezes, pode mesmo levar-nos ao fundo se a subestimarmos, trazendo-nos sempre para cima, de novo. Mas aconselho vivamente a exposição regular à rebentação para que se possa confirmar, ou mesmo, acrescentar algo mais ao que eu digo!... :)

Eva Luna disse...

Olha lá, achas que é só ter um blog?!?!!? VÁ toca a actualizar isto!!!!

Eva Luna disse...

Só uma sugestão.... ACTUALIZA O BLOG!!!! caramba!!!!

Eva Luna disse...

MAIS POSTS, MAIS POSTS, MAIS POSTS, MAIS POSTS, MAIS POSTS, MAIS POSTS, MAIS POSTS, MAIS POSTS, MAIS POSTS, MAIS POSTS, MAIS POSTS, MAIS POSTS, MAIS POSTS, MAIS POSTS, MAIS POSTS.

Eva Luna disse...

Estou cansada de vir aqui.... E NADA!!!!

dulcineia disse...

arô? arô!?